Acho que vão roubar nas urnas para o PSDB ou para a Marina e os militares não farão nada, tudo dependerá da população se revoltar ou não. Entretanto, se der PT ou Bolsonaro, as coisas ficariam interessantes. Acho que nenhum cenário plausível seria chamado de "zebra" da forma que as coisas estão nebulosas.
Vai cair um candidato ou outro. Esses partidos não dependem tanto de poucas figuras, mas também estão sem figura alguma, é bizarro como são tão fracos mas ainda têm força. A força deles não vêm dos brasileiros comuns, são muito dependentes de maracutaias. Se forem cair, será para o caos ou por erros próprios.
Isso não existe a nível nacional. Assim como democracia, "socialismo" em larga escala só dá merda. Tem que descentralizar a política/democracia. Quando o brasileiro comum passar a cuidar pessoalmente de escolas, hospitais, segurança, indústrias, questões rurais, comerciais etc é que o Brasil tomará jeito. Quando cada um cuida dos seus vizinhos, sem auto-predações frívolas, e vê bons frutos, começam a cuidar dos vizinhos dos vizinhos, é um efeito orgânico e em cadeia que existia antigamente, e que foi o responsável por erguer várias cidades, e que não se vê mais. Brasília deveria apenas cuidar de assuntos estratégicos de longo prazo (infraestrutura, aproveitamento de riquezas, remoção da pobreza extrema e organização voluntariada) e da soberania nacional (coesão nacional, organização de autossuficiência, área militar, comércio externo, propaganda externa e diplomacia no geral). Isso não exige muito imposto e nem tantos funcionários públicos, é um jugo a menos para cada comunidade conseguir se desenvolver ao seu modo, tanto economicamente como em seus próprios costumes e liberdades.
Sempre imaginei o MST sendo um ensaio disso e que não deu certo. Não adianta. Tem que pôr a mão na massa e criar comunidades próprias, e não ficar sendo financiado por quem quer conflitos no Brasil para lucrar com isso (e o MST está mais interessado em política do que em trabalhar com a terra, visto que os maiores latifundiários os apoiam). Mas, se surgir algo relevante e que pegue em armas, tomara que seja em hora de necessidade e se juntem aos outros brasileiros contra Brasília.
Belo meme retirado da Rede Globo. A greve foi realmente dos caminhoneiros, foi realmente uma manifestação espontânea do trabalhador. Eram em maioria esmagadora autônomos e houve apoio generalizado da população, sem divisões políticas. Seus clientes apenas os toleraram ou apoiaram, os patrões ou apoiaram posteriormente, ou não tinham o que fazer. Presenciei tudo pessoalmente. As emissoras de tv fizeram de tudo para esconder a verdade. Para chamar a greve assim, imagino que seja de alguma grande capital e que tenha enxergado a greve de dentro de uma bolha ou da televisão - e então se achou o "iluminado" por fugir da narrativa mais popular, ou apenas se usou de humor irônico. Se haverá outra, não sei. Espero que tenha, mas que tenha algum efeito. O Temer debochou dos brasileiros não resolvendo merda alguma e colocando juízes para infernizar os grevistas. Quando fez menção de redução de impostos sobre combustíveis, logo disse que retiraria da Educação. É um câncer, e a caricatura do establishment político. Minha esperança é que façam outra greve relativa às urnas eletrônicas, próximo às eleições, para inflamar o brasileiro contra Brasília.